sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Aula sobre Música Árabe no Festival Mosaico 2016



Em Julho acontece em SP um Festival incrível na Shangrila: o Mosaico!
Como o nome diz, é um conjunto incrível de propostas artísticas e é sempre um prazer participar!

Neste ano falei sobre alguns aspectos da Música Árabe que, a meu ver, são fundamentais para quem dança entender essa música tão maravilhosa:
- A influência dos sons sobre os seres humanos: a música árabe considera os efeitos do som sobre nós, nosso humor e saúde. É uma sabedoria maravilhosa que aproxima a cultura árabe das outras culturas orientais
- A circularidade da música árabe: as músicas modais (como a árabe, indiana e muitas outras) propõe que o ouvinte mergulhe em suas sonoridades, absorvendo o humor da peça e tambem os benefícios dos sons.
- A homofonia: a música árabe se desenvolve em uma linha melódica única e esta linha imita a voz humana. É muito gostoso perceber as "conversas" que o compositor propõe!

Na aula estiveram presentes muitas pessoas queridas e interessadas, o que deixou um clima gostos de aprendizado e escuta atenta à música.

E fiquei super feliz em ter utras professoras participando da aula!
É importante ter colegas na nossa aula, e ser aluna nas aulas delas... Ninguém sabe tudo e temos muito o que trocar!

Aqui um vídeo elaborado pela Arte Ponto e Vírgula, com alguns momentos da aula:
https://www.facebook.com/artepontoevirgula/videos/489355307941731/

Entre elas estava Mahaila el Helwa, uma bailarina incrível e uma professora super competente e generosa. Ela enviou, carinhosamente, um depoimento sobre a minha aula:

"As aulas da Marcia Dib são muito valiosas para mim. Aprendo muito e recebo informações sobre assuntos que sempre quis aprender e outros que nem tinha conhecimento. Nesta última semana que fiz no Festival Mosaico não foi diferente. Ela nos apresentou diversas informações sobre música árabe que me fizeram querer me aprofundar e conhecer mais, afinal, uma bailarina com boas noções de musicalidade consegue ser uma intérprete muito mais fiel ao que a música pode proporcionar".

Obrigada, Mahaila, pelas palavras de carinho!

E obrigada, Lulu Hartenbach, por organizar um Festival tão diversificado e rico!

Nenhum comentário:

Postar um comentário